Serviços

Serviços

A Escola Profissional de Teatro de Cascais disponibiliza os seguintes serviços:

  • Secretaria: 09h00 às 17h30
  • Contabilidade: 11h00 às 12h00 / 13h30 às 14h30
  • Biblioteca: 09h00 às 12h00 / 13h00 às 17h00
  • Gabinete de Apoio ao Aluno: 09h00 às 12h00 / 13h00 às 17h00
  • Bar: 08h30 às 12h00 / 13h00 às 15h00 / 16h00 às 18h30
  • Gabinete Psicólogo: 3ªfeira – 14h00 às 16h00 / 6ªfeira – 09h00 às 12h00

 

GABINETE DE PSICOLOGIA

A EPTC disponibiliza um serviço de psicologia com o intuito de dar ao aluno, sempre que necessário e de acordo com as suas necessidades, um apoio psicológico, psicopedagógico e orientação na carreira.

A principal finalidade é promover o bem-estar e a saúde do aluno, de forma a proporcionar-lhe um desenvolvimento integral nas suas relações com a comunidade escolar, no sucesso educativo e no seu projeto de vida.

Em colaboração com a direção, com os professores, com a família e com parceiros, o serviço de psicologia promove o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos alunos, de forma a proporcionar um bom ambiente de aprendizagem.

Trata-se de um trabalho que se realiza a vários níveis, no entanto destacam-se o apoio individual ao aluno e as atividades realizadas com as turmas.

No que diz respeito ao apoio individual, o aluno ou o seu encarregado de educação poderá solicitar uma consulta ao Psicólogo Escolar, ou esse pedido poderá ser realizado pela direção da EPTC ou pelo diretor de turma.

Nas atividades realizadas com as turmas estão a decorrer dois projetos dirigidos ao 1ºano:

1. Ações de sensibilização de promoção e informação sobre violência em contextos relacionados com os adolescentes (ex.: Violência Doméstica, Violência no namoro, Bullying e Segurança na Internet). Este projeto é uma parceria entre a EPTC e a APAVcascais (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima de Cascais);

2. O Programa Eu e os Outros pretende promover competências pessoais e sociais, no que diz respeito a assuntos relacionados com substâncias psicoativas. Em simultâneo, e transversal a todos os anos do curso, decorre um trabalho de monitorização, apoio e intervenção clínica e psicoterapêutica em casos de alunos com história de consumo. Este programa é uma parceria entre a EPTC e a Equipa de Prevenção do CRI de Lisboa Ocidental da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências – DICAD da ARSLVT.

Ainda junto das turmas pretende-se realizar brevemente um programa de desenvolvimento de carreira:

1. O Programa O Meu Trajeto Pessoal tem o objetivo de fornecer aos alunos finalistas (do 3º ano) estratégias necessárias à transição para o emprego e para a formação do seu projeto de carreira. Este programa pretende dar-lhes a oportunidade de avaliarem competências já adquiridas, identificar e aprenderem outras necessárias à mudança para o mercado de trabalho.

Contato através do email: psicologo@eptc.pt