Ana Ester Neves

Nascida em Lisboa, diplomou-se pelo Conservatório Nacional de Música, ao mesmo tempo que cursava Medicina. Prosseguiu os seus estudos na Royal Academy of Music em Londres, numa Pós-Graduação em Ópera e na Universidade de Boston onde obteve o Mestrado em Interpretação.

Afirma-se no panorama musical português pela sua qualidade e versatilidade vocais que lhe permitem abraçar projectos muito contrastantes, desde a Música Barroca à Contemporânea e desde a Ópera ao Teatro Musical. Enquanto Solista e Recitalista tem-se apresentado nos principais palcos de Portugal, assim como na Inglaterra, Áustria, Alemanha, Itália, Grécia, Espanha, França, Brasil e EUA.

Fazem parte do seu repertório operático os papéis principais de Micaela Carmen, Contessa – As Bodas de Fígaro, Violetta – La Traviata, Tatyana – Eugene Onegin, Musetta – La Bohème, Bess – Porgy and Bess, Leonora – Il Trovatore, D. Elvira – D.Giovanni, Xenya – Boris Godunov, Lady Billows – Albert Herrin, Laura – Neues von Tage, Cio-cio-san – Madama Butterfly e Tosca – Tosca. Fazem também parte do seu repertório as óperas The English Cat, Parsifal, L’Isola Disabitata, Orphée aux Enfers, A Flauta Mágica, Le Rossignol, Venus and Adónis, The Crucible, Le Pauvre Matelot, L’Egisto, A Month in the Country, O Nariz, Vertrauenssache e Stiffelio.

Grande parte da sua carreira é também dedicada à divulgação da Música Portuguesa no estrangeiro e à Música Contemporânea. Estreou mundialmente os papéis principais de Agave – The Bacchae, de Theodore Antoniou em Atenas, e em Lisboa, Jocasta – Édipo ou a Tragédia do Saber e O Anjo Camponês – Os Dias Levantados, de António Pinho Vargas e Fanny Owen – Três Damas com Máscara de Ferro, de Eurico Carrapatoso. Também fazem parte das suas estreias mundiais os papéis principais de D.Aninhas – O Doido e a Morte e D.Maria I – A Rainha Louca, de Alexandre Delgado, ópera que foi apresentado em Belém, no XXIX Festival Internacional de Música do Pará, aquando das Comemorações dos 400 anos da fundação desta cidade.

Destacam-se ainda as suas interpretações da 14ª Sinfonia de Chostakovitch, o Requiem para o Planeta Terra de João Pedro Oliveira e o Requiem de Verdi do repertório coral sinfónico.

Vencedora dos Concursos Internacionais de Canto Mary Garden e Luísa Todi, é detentora dos prémios operáticos Gilbert Betjemann e Ricordi. O seu desempenho no papel de Mrs. Lovett – Sweeney Todd, de Stephen Sondheim , valeu-lhe a nomeação para os Globos de Ouro na categoria de Melhor Actriz e o Prémio Bernardo Santareno de Melhor Interpretação.

Gravou a Sinfonia nº6 de Joly Braga Santos para a Marco Pólo e Os Dias Levantados de António Pinho Vargas para a EMI-Classics.

É Professora de Canto e Consultora de Voz. Leccionou na Universidade de Évora, no Politécnico de Castelo Branco, no Conservatório Regional do Algarve e presentemente na Escola Profissional de Teatro de Cascais. É frequentemente convidada para leccionar Masterclasses de Canto e de Técnicas Vocais em Portugal e no estrangeiro.

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