Cristina Robalo

Frequentou o Plano de Estudos Completo em Desenho e o Curso Avançado de Artes Plásticas no Centro de Arte e Comunicação Visual, Ar.Co, entre 1994 e 2000, em Lisboa. Em 2011 concluiu o Mestrado em Filosofia, na área de Estética pela Universidade Nova de Lisboa, com a tese Inscrição do desejo no desenho, e, em 2021, doutorou-se em Arte Contemporânea com a tese O volume do desejo. Uma leitura do desenho em Louise Bourgeois, pelo Colégio das Artes da Universidade de Coimbra. Mantém actividade artística desde 1999, destacando-se as exposições: Icthus salso, Galeria Giefarte, Lisboa, 2011; no avesso da transparência, águas livres 8, Lisboa, 2019; Desenho Incerto. Cinco leituras do espaço, Galeria do Colégio das Artes, Coimbra, 2020. Está representada na colecção da Culturgest, Fundação Benetton, Banco Espírito Santo, Fundação Carmona e Costa e Colecção Giefarte. 

Nos últimos doze anos tem publicado inúmeros artigos em revistas de âmbito académico e textos de prosa desenhada — «Nada voltará a ser como antes: Giuditta e Oloferne», Homeless monalisa, Colégio das Artes, 2020; «do escuro: Madonna dei palafrenieri», Skhema. Revista Interartes, Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, 2021. Tem publicado com regularidade várias entrevistas a artistas e curadores na Revista Contemporânea

Em parceria com a editora Sistema Solar/Documenta iniciou em 2019 o projecto editorial intitulado «Conversa em torno do desenho», no qual inscreve o Desenho da vida e da obra de cada interlocutor convidado a participar – Pedro A.H Paixão, Maria Filomena Molder, Jorge Queiroz e Manuel Rodrigues. 

Foi professora na Arte Ilimitada, ETIC, EPI e no IPPAR ao longo de quinze anos. Actualmente é professora adjunta convidada na Escola Superior de Artes e Design nas Caldas da Rainha.

Profile details