Miguel Graça

Dramaturgia

Nasceu em Lisboa em 1980. Licenciou-se na Universidade Nova de Lisboa em Línguas e
Literaturas Modernas (variante de estudos português/ inglês), onde também concluiu uma pós-graduação em Tradução.

Em 2004 integrou o corpo docente da Escola Profissional de Teatro de Cascais, onde se
mantém até hoje leccionando várias cadeiras na área do teatro, sendo o responsável pela cadeira de Dramaturgia desde 2008. É também orientador teórico da Prova de Aptidão Profissional dos alunos finalistas.

A partir de 2009 começa a colaborar regularmente com Carlos Avilez no Teatro Experimental de Cascais enquanto dramaturgista e tradutor, publicando artigos diversos sobre teatro nos programas dos espectáculos em que colabora. Destacam-se a suas traduções de A Nossa Cidade de Thornton Wilder, Bruxas de Salem de Arthur Miller, Roberto Zucco de Bernard-Marie Koltès, Marat/ Sade de Peter Weiss, Peer Gynt de Henrik Ibsen, Macbeth de William Shakespeare, Splendid’s de Jean Genet, Peter e Alice de John Logan, Lulu de Frank Wedekind, Yerma de Federico Garcia Lorca, e Eu Sou a Minha Própria Mulher de Doug Wright. Trabalha também regularmente enquanto dramaturgista e tradutor com João de Brito e Miguel Loureiro.

Como dramaturgo, até 2014, foram levadas à cena as suas peças Répteis, Fedra, onde é que estavas quando te vi pela última vez e ICTUS. A partir desse ano co-fundou o grupo Urso Pardo que tem desde lá apresentado os seus textos: Cassiopeiase eu não fechar os olhosMinotauro, Lugares#1, Dédalo, Ariadne e Como Sobreviver a um Acontecimento. Em 2023 escreveu Free levado à cena pelo Teatro Gíria.

 

Profile details