Rita Lello

Home » Profiles » Rita Lello

Rita Lello

FCT - Formação em Contexto de Trabalho

Rita Lello é Pós-Graduada em Teatro e Comunidade na ESTC, formada em Tradução pelo ISLA e em Teatro pelo IFP com Aldona Skiba-LIckel, Rita Lello desenvolve deste 1994 trabalho em Teatro nas vertentes de Actriz, Encenadora, Tradutora e Professora.

Trabalhou regularmente com Mário Viegas e António Feio, que considera duas referências fundamentais e passou por companhias como a Cornucópia, Teatro Experimental de Cascais, Primeiros Sintomas, Teatro do Bolhão e Teatro Extremo. Numa colaboração mais continuada esteve com Juvenal Garcês na Companhia Teatral do Chiado entre 1994 e 2010 e esteve na Barraca entre 2008 e 2019.

Como actriz trabalhou autores com Shaffer, Horovitz, Jamiaque, Strindberg, Shaw, Pomerance, Sófocles, Tennessee Williams, Shakespeare, Jasmina Reza François Veber, Sam Sheppard, Charles Busch, Stau Monteiro, Saramago, Lorca, Watanabe, Ibsen e Camus.

Encenou e traduziu ou adaptou autores como Strindberg, Ibsen, Sam Sheppad, Jean-Claude Carrière, Tennessee Williams, e Gabriel Garcia Marquez.

Para a Infância escreveu A Princesa do Amor de Sal – uma versão de O Rei Lear – e Processo: Fadas/Cottingly 1917/2017, um espectáculo documental sobre o Caso das Fadas de Cottingley e adaptou Saramago e Aquilino Ribeiro .

Em televisão trabalha desde 1998 nos vários canais tendo desenvolvido actividade como actriz em novelas e séries das quais destaca Liberdade 21 e Filhos do Rock e como directora de actores em projectos como Conta-me Como Foi, Bem Vindos a Beirais na RTP e Paixão, Nazaré e Amor Amor na SIC.

No Cinema trabalhou com Paixão da Costa, Edgar Pêra, Vicente Alves do Ó, entre outros.

Escreveu para a secção de Opinião no Diário Económico.

Foi entre 2010 e 2019 Professora de Interpretação, Dramaturgia e Cinema e Vídeo e coordenadora da Formação em Contexto de Trabalho e das Provas de Aptidão Profissional do Curso Profissional de Artes do Espectáculo do IDS/A Barraca em Lisboa.

É Professora de FCT no Curso AEI da Escola Profissional de Teatro de Cascais.

Detalhes